Ser Responsável pelo Processo de Compra – FUNIL DE VENDAS

O funil de vendas, estará à mercê daquele que está a obter lucros online. É por isso que a maioria dos comerciantes da Internet dizem que é necessário vender os seus próprios produtos digitais (e, essencialmente, controlar o funil de vendas) para realmente lucrar em linha.

Assim, precisa de controlar o funil de venda criando o seu próprio produto digital e montando o funil. 

Ao criar um funil de venda, está realmente a criar duas ou mais ofertas, uma vez que precisa de poder oferecer ao seu potencial cliente ou cliente outra oferta para além da oferta original ou principal. Esta é normalmente considerada uma oferta única ou de venda (normalmente referida como OTO).

No entanto, é agora bastante comum ter um funil de venda onde tem muito mais do que apenas duas ofertas. 

Pode ter desde três a dez ou mais ofertas num único funil, composto de upsells (versões avançadas ou mais melhoradas do produto principal) e downsells (versões avançadas ou mais melhoradas do produto principal, mas não tão avançadas ou melhoradas como o upsell correspondente).

Existem realmente apenas duas regras relativas aos funis de venda e aos correspondentes upsells e downsells: As ofertas únicas (ou seja, upsells e downsells) relacionam-se com a oferta principal do produto de alguma forma, de modo a acrescentar mais valor à oferta principal do produto, e as ofertas únicas são compras opcionais e NÃO necessárias para permitir que a oferta principal do produto cumpra o valor a que se supõe que corresponde, tal como descrito na carta de vendas do produto.

Assim, pode criar um funil de vendas composto de várias ofertas diferentes que lhe permitirão obter lucros com cada compra. 

Nem todos os clientes que compram a oferta principal comprarão qualquer um dos upsells, mas é provável que alguns o façam, pois foi demonstrado através de pesquisa que as pessoas estão mais dispostas a comprar cross-sells e upsells logo após terem comprado uma oferta principal. 

Este é o mesmo princípio de compra que leva uma pessoa a comprar batatas fritas e um refrigerante juntamente com um hambúrguer (ou seja, cross-sell) ou a comprar uma versão mais avançada de uma ferramenta de jardinagem para obter mais valor com ela (ou seja, upsell).

Quanto mais pessoas conseguir comprar a sua oferta principal, maior será a hipótese de comprarem uma ou mais das suas ofertas únicas, uma vez que já compraram a sua oferta principal. 

Isto é especialmente verdade se fornecer um “downsell” ao “upsell” correspondente, pois também foi provado através de pesquisa que se apresentar uma oferta semelhante a uma oferta anterior por um preço mais baixo, muitos consumidores irão comprá-la, pensando que estão a receber um grande negócio.

Isto é mais uma razão para que necessite de assumir o controlo do seu funil de vendas e começar hoje a receber tráfego qualificado. 

Quanto mais cedo começar a fazer isto, mais cedo começará a aumentar os seus rendimentos online, não só através de mais vendas do seu funil de vendas, mas também através do aumento do número de clientes para a sua lista de compradores.

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